O que é a Proviência? Uma breve reflexão

O que é Providência?

Cleverson Amaro de Jesus[1]

Antes de darmos a definição de Providência é necessário discorrermos acerca daquilo que o próprio termo nos quer dizer. O termo Providência significa ver na frente.  O olhar de Deus é providente. Ele vê na frente. Quando pedimos auxílio à Providência de Deus estamos pedindo para ver as coisas como Deus as vê.  Nós podemos fazer assim. Quando falamos que uma pessoa providencia tudo estamos dizendo, de certa forma, que ela conseguiu enxergar à frente e antecipar o que iria faltar. Deus vê à frente aquilo que precisamos, mas para colhermos isso precisamos ter uma relação com Ele, pois, muitas vezes pedimos o que não precisamos ou pedimos aquilo que não nos levaria àquilo que é melhor para nós. Uma das definições dadas pela Teologia diz que Providência é “o cuidado amoroso de Deus que atua permanentemente no homem e no mundo” [2] para que todos se encaminhem para a plenitude da salvação. Deus quer que todos se salvem e está atento para que o consigamos.  Para estar voltado para a Providência é necessário viver em Deus, por Deus e para Deus. Este é o sentido da existência humana, uma vez que fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Jesus pede que nos entreguemos confiantemente à providência do Pai Celeste, que cuida das mínimas necessidades de seus filhos e filhas: “Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? (...) Vosso pai celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas.” [3]. Em outras palavras, confiar na divina providência é entregar-se nas mãos d’Aquele que quer sempre a nossa salvação.

Quem em Deus espera e Nele confia plenamente, sente-se protegido de tudo o que pode desviá-lo do caminho que o conduz a Deus.  O mal é uma possibilidade nova que surge para se colocar no lugar da bondade e do bem presente nas criaturas. É necessário estarmos atentos para que possamos trilhar o caminho da justiça e do amor, conservando em nossa vida o temor do Senhor até que Ele venha[4].





[1] Graduado em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Filosofia – Curitiba - PR. Bacharelando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha como agente de Pastoral na rede particular de ensino.
[2] RUBIO, A. G. Unidade na Pluralidade: o ser humano à luz da fé e da reflexão cristãs. ed. rev. 4. São Paulo: Paulus, 2001. p. 219. 
[3] BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Coord. GORGULHO, G. S., STORNIOLO, I., ANDERSON, A. F. ed. rev. e ampl. 5ª impressão. São Paulo: Paulus, 2002. p. 1714.
[4]FREI FERNANDO. A Divina Providência. Disponível em: http://www. freifernando.net/ visualizar.php?idt=1569699 10/02/2011 15h03min.

Contato com o autor: cleversamaro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animação Altruísta de Leo Burnett Dubai transforma homem rabugento e apático em doador simpático para o Dia Mundial da Gentileza